SAÚDE

OS VÍRUS DA SAÚDE PÚBLICA

A saúde pública no Brasil melhorou consideravelmente a partir de 1988, com a criação do SUS- Sistema Único de Saúde, desde então  constantes melhorias foram incorporadas, hoje é um sistema reconhecido mundialmente, como um dos mais abrangentes.

A saúde publica poderia ser bem melhor, se não fosse atacada vorazmente por três vírus: O vírus da Incompetência de muitos gestores, o vírus da Falta de Comprometimento, e o pior de todos: O vírus da Corrupção.

Para melhorar a saúde pública, não basta apenas injetar mais recursos financeiros, contratar mais servidores e adquirir mais equipamentos. Passa primeiramente por melhorar o que já existe. Estimular os profissionais com salários dignos e condições ideais de trabalho, daí então poder cobrar dos mesmos mais compromissos em seus respectivos cargos. Capacitar os atuais gestores e evitar o máximo possível a partir de então nomear gestores pelo famigerado critério do apadrinhamento político, mas valorizar aqueles que realmente têm know how adequado que o cargo exige.

Vencendo os dois “vírus” iniciais, resta a maior batalha para vencer o terceiro, o da corrupção. Um “vírus” que muda de genética (tática) a cada instante, mesmo criando-se várias leis para dificultar a corrupção, sempre aparece algum espertinho que sabe dar o “jeitinho brasileiro do mal” em tudo.

Dizem até por aí, que a   ética do mercado é desviar de 15 à 20% do valor do contrato. Até que ponto nós chegamos. Com esses “vírus” atuando livres e soltos na saúde pública, sempre vai faltar verbas, que  CPMF nenhuma ou outro qualquer imposto que venha ser criado possa dar jeito.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s