ECONOMIA NACIONAL

VERBAS  PARA  AS  INDÚSTRIAS 

 

 

Por José Anatalício

Para que a indústria brasileira tenha mais fôlego para concorrer no mundo globalizado, o governo federal resolveu ajudar e lançou um pacote econômico que pode disponibilizar recursos financeiros na ordem de R$ 60 bilhões de reais.

Esta verba servirá para financiamento da produção, modernização dos equipamentos, modernização de processos, etc.

Algo que chama atenção neste pacote é a sinalização de que haverá redução de impostos, uma antiga reivindicação dos empresários.

Alguns setores da economia terão a tão sonhada desoneração da folha de pagamento. Em vez de pagarem até 22% sobre a folha de pagamento, estes setores beneficiados pagarão apenas até 1% sobre o faturamento. Esta medida vai incentivar o empregador a contratar mais funcionários.

A atual carga tributária brasileira é uma das mais altas do mundo, concomitantemente ao câmbio sobrevalorizado, causa uma redução significativa da competitividade dos produtos brasileiros no mercado internacional.

Alguns setores da indústria estão achando estas medidas acanhadas para produzir um resultado satisfatório. A grande reivindicação da classe produtora é que seja feita uma reforma tributária de verdade, onde a incidência de impostos e tributos não recaia vorazmente sobre quem produz e gera muitos empregos.

Para se fazer uma Reforma Tributária depende do Congresso Nacional, e o joguinho mesquinho de interesses regionais, onde todos querem ganhar  não se importando que o Brasil perca, tem tornado este anseio cada vez mais difícil. Por enquanto é melhor os empresários ficarem com “um pássaro na mão do que com dois voando”.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s